O MVC APOSTA

Saiu a primeira foto de Agente 86 - O Filme. Steve Carrell será o impagável Maxwell Smart e Anne Hathaway ficou com o papel de 99. A série criada por Mel Brooks e Buck Henry é das melhores de todos os tempos - aliás, cadê as temporadas em DVD, que ainda não saíram? O elenco é bom e esperemos que se mantenha o tom cínico da série e que Smart continue usando seus apetrechos, como o sapatofone. De antemão, já se sabe que o diretor Peter Segal (cuja melhor coisa que fez foi Tratamento de Choque) vai brincar com a falta de comunicação entre as agências americanas.

CRÍTICA/ 'DREAMGIRLS - EM BUSCA DE UM SONHO'
 

Mundo da música

O musical é um gênero de exceção hoje. Os estúdios não são mais capazes de manter tamanhas unidades criativas sob contrato, a música dominante não se presta a contar histórias e, principalmente, não há talentos que cantem, dancem e atuem do quilate de antigamente em número suficiente. Por isso, os atuais filmes musicais recorrem a sucessos garantidos da Broadway, como Chicago (2002), Os Produtores (2005) e, agora, Dreamgirls - Em Busca de um Sonho (2006).

Dreamgirls recria com liberdades a trajetória das Supremes, como o trio The Dreams. As três garotas negras (Beyoncé Knowles, Jennifer Hudsson e Anika Noni Rose) tentam fazer sucesso com seu trio vocal, auxiliadas pelo irmão de uma delas, compositor e coreógrafo (Keith Robinson). Mas elas só decolam depois que um empresário iniciante e ambicioso (Jamie Foxx), com uma visão incomum do mercado, as contrata e coloca como backing vocals do ídolo Jimmy "Thunder" Early (Eddie Murphy). A partir daí, elas entram na carreira solo e o filme mostra sua ascensão e os problemas decorrentes do sucesso.

Não há nada de muito novo na história, como a trama da melhor cantora, preterida como líder por outra mais bonita (respectivamente, Jennifer e Beyoncé). Mas o filme se sustenta pelas músicas muito boas, refletindo do o estilo Motown dos anos 1960 até a era da discoteca, passando pelas músicas de protesto.

O problema é a indefinição do filme - dirigido por Bill Condon, roteirista de Chicago - em seus números musicais: que ora fazem parte dos diálogos, ora são apenas shows no palco e noutros momentos acontecem no palco ou em gravações, mas comentam o filme - e aí, não fica claro que os personagens são conscientes dessa "coincidência". Mas o talento de Jennifer Hudson compensa isso de longe.

ENQUANTO ISSO, EM SPRINGFIELD...

Pra vocês, qual é o ponto máximo em que uma celebridade pode chegar?

A Ilha de Caras? Não, esse aí é um ponto baixo. A capa da Time? Pode ser. Mas, pra mim, um deles certamente é aparecer em Os Simpsons. E olha quem vai aparecer no seriado:

O Ronaldo Fenômeno! No episódio do próximo dia 22, ele, amigo de Homer, vai ajudar o time de futebol de Lisa. Quer dizer: essa data vale para os EUA. Ainda não há previsão para a exibição no Brasil.

MEUS OSCARS - 1931

Quem é que já não discordou do Oscar? Todo mundo, claro. Então, eu pensei nessa brincadeira particular: quem seriam os vencedores do Oscar em cada ano, para mim? Vou postar ano a ano, começando por 1931 - o ano mais antigo cuja produção eu assisti um número razoável de filmes (vivas ao VHS e ao DVD). Nestes primeiros, atores e atrizes têm só três indicações (ora, o Oscar também começou assim!)... 

Filme: Luzes da Cidade, de Charles Chaplin
Os outros indicados: A Nós, a Liberdade, de René Clair; A Cadela, de Jean Renoir; Frankenstein, de James Whale; M - O Vampiro de Dusseldorf, de Fritz Lang.

Direção: Charles Chaplin (Luzes da Cidade)
As outras indicações: René Clair (A Nós, a Liberdade); Mário Peixoto (Limite); James Whale (Frankenstein); Fritz Lang (M - O Vampiro de Dusseldorf)

Ator: Charles Chaplin (Luzes da Cidade)
As outras indicações: Stan Laurel (Perdão para Dois); Boris Karloff (Frankenstein)

Atriz: Virginia Cherrill (Luzes da Cidade)
As outras indicações: Helen Chandler (Drácula); Janie Merèze (A Cadela)

E OS CABEÇAS?

Soube aqui no jornal que mais de 60 pessoas foram presas durante a prévia da Micarande, em Campina.

Aí, eu me pergunto: prenderam quem interessa - as bandas?

[ ver mensagens anteriores ]